Cerca de 3900 pessoas estão na fila de espera por uma cirurgia oftalmológica pelo Sistema único de Saúde (SUS) em Guarapuava e começaram a ser chamadas nesta sexta-feira (16/01) para marcar o procedimento. A medida vai atender pacientes que já têm diagnóstico para a realização de cirurgia de catarata, pterígio, vitrectomia, opacificação corneana e outras patologias oftalmológicas.
Quem está na fila receberá um contato para identificar situações em que o paciente já tenha realizado a cirurgia por outros meios, tenha mudado de município ou não necessite mais do atendimento.
Os que ainda necessitarem da cirurgia serão encaminhados para realização do procedimento, segundo a Prefeitura de Guarapuava. As operações do mutirão iniciam ainda em janeiro, conforme o município.
Estão incluídos usuários que deixaram seus encaminhamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, junto às equipes de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), ou que foram atendidos em ambulatórios ou por prestadores credenciados. As equipes do Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação entrarão em contato com os pacientes, por meio de ligações telefônicas ou mensagens via WhatsApp, para confirmar dados e verificar a real necessidade da cirurgia.
De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão do SUS, Adriana Alves, essa atualização é fundamental para dar maior precisão ao número de pacientes que seguem aguardando pelo procedimento.“A gente está qualificando essa fila, identificando se o paciente ainda necessita da cirurgia ou se já realizou o procedimento de outra forma. Esse crivo é importante para que a gente tenha um número oficial e real de pacientes que aguardam pela cirurgia oftalmológica”, explicou.
Atento ao telefone
Pacientes que não atendem ou não respondem às solicitações podem ter o agendamento comprometido, já que a confirmação das informações é necessária para o encaminhamento aos prestadores de serviço e para a marcação das cirurgias nas próximas semanas.
Por isso é fundamental manter o Cadastro SUS atualizado, especialmente telefone residencial, celular, endereço e e-mail. Para isso, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. A ausência de dados atualizados dificulta a comunicação e pode atrasar o acesso ao procedimento cirúrgico.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



