Drone que dá comandos de voz em operações policiais passa a ser utilizado no 16º BPM

Equipamento também possui câmera térmica e luzes para uso noturno.

Foto: Cléber Moletta/CulturaNews

19/02/2026 às 14:16

Compartilhe:

“Polícia! Mostre as mãos”. Essa é um comandos de voz que podem ser dados com um drone que acaba de ser incorporado aos materiais operacionais do 16º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Guarapuava e com atuação e outros 13 municípios da região. O equipamento entregue nesta qunita-feira (19/02) possiu ainda câmera térmica e luzes que permitem uso noturno.

“Temos vários policiais que fizeram o curso de habilitação para aeronave remota, que são os drones, e hoje esse equipamento já pode ser utilizado em apoio nas operações e serviço de inteligência”, explica o Tenente Coronel Busnelo, comandante da unidade.

O equipamento poderá ser usado em diversas ocasiões em toda área de atuação do 16ºBPM, segundo Busnelo, especialmente em eventos de grande circulação de pessoas, cumprimentos de mandados de prisão. Drone também poderá ser empregado na busca por pessoas desaparecidas, em apoio a outros órgãos.

Rádios comunicadores

Além do drone, a Polícia Militar recebeu do Estado 102 novos conjuntos de rádios, equipamento de comunicação interna da corporação. Eles são digitais e usam um sistema fechado e criptografado, que inibe a interceptação das mensagens por terceiros.

Também foram incorporados ao patromônio 120 novos computadores e a adaptação de uma viatura da unidade para uso do Canil. Ao todo, os equipamentos somam R$1.146.000,00. Os recursos são do Estado, parte deles oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Estacho (PSD).

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!