Fernando Guiné assume direção do Hospital Regional e assegura que Unicentro terá espaço 

Estudantes da Unicentro estão fazendo atividades práticas em outras cidades por falta de acesso ao Regional. 

Hospital Regional de Guarapuava segue gerido pela Funeas e tem novo diretor. Foto: Arquivo/Sesa.

12/02/2025 às 11:21

Compartilhe:

A Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) nomeou Fernando Guiné como diretor do Hospital Regional do Centro-Oeste, de Guarapuava. Ele assumiu a função na última segunda-feira (10/02). 

Em entrevista à Rádio Cultura, Guiné assegurou que alunos de cursos da área da saúde da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) terão espaço para atividades de ensino. 

“O que teremos é uma sequência, uma evolução no sentido de um Hospital-Escola”, afirmou o gestor. “Estudantes de diversos cursos já estão conosco e cada vez mais vamos viabilizar isso, dentro daquilo que é razoável em nível quantitativo e qualitativo”, completou. 

Ele mencionou que está vigente um termo de cooperação técnica assinado em agosto de 2024 que permite o uso pedagógico do espaço. Contudo, a assinatura do termo não resolveu o problema na prática. 

A falta de efetivo acesso ao hospital prejudica principalmente os alunos de medicina. Estudantes precisam ir para Irati, Pitanga e Prudentópolis para atividades como o internato. A Unicentro, via Fundação de Apoio (FAU), precisou alugar uma casa em Irati para poder abrigar os alunos nesta fase do curso. 

Gestão Funeas

Segundo Guiné, a gestão do hospital segue com a Funeas. Porém, a fundação terceiriza a prestação de serviços. Essa terceirização é um dos entraves para o acesso dos estudantes, já que as terceirizadas focam na produtividade e não tem, no contrato, previsão de recepcionar os alunos. 

A Unicentro chegou a mobilizar entidades representativas de Guarapuava para pressionar o Governo do Estado. Mas a mobilização não deu resultados esperados e o grupo sequer foi recebido pelo Secretário de Saúde, Beto Preto, e pelo governador Ratinho Jr. 

A única oportunidade de levar a demanda da Universidade foi via vice-governador, Darci Piana, que foi abordado em um evento em 2024 e recebeu a reivindicação. 

Sem uma postura pública clara, a Unicentro cogita internamente assumir o Hospital. Mas o Governo do Estado em nenhum momento considerou essa possibilidade e renovou a terceirização do hospital por mais dois anos. 

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!