O Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), formalizou nesta quarta-feira (21/08) um termo de cooperação técnica visando a utilização do Hospital Regional Centro-Oeste como hospital-escola da universidade.
Com a assinatura, professores da instituição e os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde poderão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, terão estrutura para realizar atividades práticas e para aplicar conhecimentos e aprimorar suas aptidões.
“O termo de cooperação está bastante claro em relação a isso, temos acesso a todas as alas do hospital”, afirmou o Reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, em entrevista à Cultura FM. Segundo ele já existem alunos na unidade, mas com a parceria a presença será ampliada.
Assista a entrevista
O termo tem a duração de 60 meses e autoriza os alunos do curso de Medicina da Unicentro a fazer o internato na unidade hospitalar. A graduação em Medicina na instituição teve início em 2019 e esta será a primeira turma de alunos que iniciará o internato, realizado no quinto ano do curso.
Além destes estudantes, alunos de outros cursos da saúde como Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins como Serviço Social, também estão autorizados a realizar atividades no Hospital Regional.
Eles estarão inseridos no contexto e rotina hospitalar e, além de terem à disposição toda a estrutura do hospital, também podem contar com o bloco pedagógico (externo), que proporciona ambientes destinados à educação, como auditório, biblioteca e duas salas de aula.
O hospital é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), responsável pela infraestrutura para a prática profissional.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!