Mutirões de mamografia atendem pacientes de Prudentópolis em Guarapuava

Em março, estão previstas três datas para os exames, nos dias 8, 15 e 29, com um total de 160 vagas.

Foto: Divulgação

05/03/2025 às 14:00 - Atualizado em 05/03/2025 às 14:01

Compartilhe:

Pacientes de Prudentópolis seguem sendo atendidas nos mutirões de mamografia realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Em março, estão previstas três datas para os exames, nos dias 8, 15 e 29, com um total de 160 vagas. A marcação é feita pelo próprio município.

A mamografia é recomendada para mulheres acima de 50 anos como medida preventiva contra o câncer de mama e, em casos específicos, para pacientes mais jovens sob recomendação médica. Além disso, especialistas reforçam a importância do autoexame, que pode ajudar na detecção precoce de nódulos. Caso identifique alguma alteração, a mulher deve buscar atendimento médico para avaliação.

Os mutirões de mamografia e ultrassonografia começaram em fevereiro e, além das pacientes de Prudentópolis, o hospital também atende pacientes de Jardim Alegre, da Regional de Saúde de Ivaiporã, com exames de ressonância magnética. Todos os procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tecnologia de Ponta para Diagnósticos

O CDI do Hospital São Vicente Cidade dos Lagos conta com equipamentos modernos para exames de imagem. A mamografia é feita no Selenia Dimensions, que oferece imagens de alta resolução e resultados rápidos, permitindo diagnósticos mais precisos. Para cirurgias, o mesmo equipamento auxilia na localização exata do tumor, possibilitando procedimentos menos invasivos e recuperação mais ágil.

Já o ultrassom, realizado com o aparelho Aplio 300, permite uma análise detalhada da mama, facilitando a identificação precoce de tumores benignos ou malignos. No caso da ressonância magnética, o hospital dispõe do SIGNA Explorer 1.5T, que proporciona imagens de qualidade, maior conforto para o paciente e menor nível de ruído.

O CDI também está equipado com o PET CT Discovery MI, uma das tecnologias mais avançadas para a detecção de câncer, além de aparelhos para raio-x, cintilografia e tomografia de alta precisão.

Com essa estrutura moderna e a ampliação dos atendimentos pelo SUS, o Hospital São Vicente Cidade dos Lagos reforça seu papel como referência no diagnóstico e tratamento do câncer no Paraná.

Com Assessoria

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!