Tribunal de Justiça do Paraná cria cargos comissionados e gratificações que vão custar R$5 milhões por ano

Abertura de novos cargos foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná. 

Tribunal de Justiça, em Curitiba. Foto: CNJ.

30/04/2025 às 10:00

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de lei que cria novos cargos no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). São 21 cargos comissionados e 32 funções gratificadas, que são valores pagos a servidores já contratados.

A previsão é que o impacto nos cofres públicos será de R$ 5 milhões por ano.

Dos novos cargos e funções, 15 serão destinados à criação de uma secretaria de 1º grau, onde se inicia a maioria dos processos judiciais. Os outros serão espalhados na administração do Tribunal.

Além da criação dos novos cargos, o projeto prevê a transformação de três departamentos em secretarias, altera o nome de outros 20 cargos e faz ajustes em 148 funções já existentes.

O projeto foi apresentado pelo próprio Tribunal de Justiça. Na justificativa, a desembargadora Lidia Maejima, defende que a mudança deve fortalecer o 1º grau de jurisdição no interior e na capital, modernizar a gestão interna do TJPR e aumentar a eficiência no atendimento à população.

A proposta foi aprovada por maioria ampla, com 37 votos a favor e dois votos contrários. Agora, ela segue para sanção do governador Ratinho Junior (PSD).

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!