Os carros de som poderão voltar a circular pelo Centro de Guarapuava. Eles estavam proibidos desde janeiro de 2025, quando entrou em vigor uma lei ordinária de Pedro Moraes (MDB) e Dognei que barrava a atividade no quadrante central do município.
A reviravolta ocorreu após o prefeito Denilson Baitala (PL) vetar parcialmente o projeto de lei ordinária 69/2025, do vereador Paulo Lima (PP), que pretendia revogar a proibição e autorizar os carros a circular, mas criando regras para o serviço. O vento foi mantido na sessão desta terça-feira (13/05) e aguarda sanção.
No entanto, Baitala vetou todos os artigos que pretendiam colocar regras para o serviço, como locais e horários de circulação, e apontou vício de legalidade nas iniciativas que tentaram mudar as leis sobre o tema.
O argumento do prefeito para o veto é formal. Segundo o texto encaminhado para Câmara, os vereadores não podem mudar uma lei complementar por meio de lei ordinária. Ou seja, os vereadores fizeram algo em desacordo com o rito legal.
Na prática, tudo volta como era antes: os carros estão liberados no Centro e nos bairros e só valem as regras que estão no código de posturas do município, sem as alterações promovidas em 2024.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



