Guarapuava faz novo Dia D de vacinação neste sábado para enfrentar aumento de casos respiratórios

Ação contra a gripe será realizada novamente neste sábado (14) em vários pontos da cidade, com foco em crianças e gestantes, públicos com baixa adesão.

Foto: William Batista/ CulturaNews

11/06/2025 às 13:57 - Atualizado em 11/06/2025 às 13:57

Compartilhe:

Guarapuava vai realizar mais um Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (14). A ação, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de ampliar a imunização e proteger a população diante do aumento de casos de doenças respiratórias no município.

Assim como no último sábado (7), a campanha será realizada das 8h às 16h em quatro locais: UBS Entre Rios, Bonsucesso, Residencial 2000 e no Centro Municipal de Vacinação. Também haverá um ponto extra no Supermercado Unimax, das 9h às 16h, para facilitar o acesso dos moradores.

O reforço na campanha acontece em um momento de alerta. Guarapuava tem registrado, há quatro semanas seguidas, mais de 1.600 atendimentos por semana por síndromes respiratórias. Os casos mais graves atingem principalmente crianças menores de dois anos e idosos. Dois óbitos por influenza foram confirmados em maio, e outros dois estão em investigação.

Apesar das ações, a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta. A cidade quer vacinar 74 mil pessoas dos grupos prioritários, mas apenas 59% do total foi alcançado até agora. A maior preocupação, segundo a Secretaria de Saúde, é com as crianças menores de cinco anos e gestantes — grupos em que apenas 29% do público-alvo foi imunizado.

“O que nos preocupa hoje são as crianças e gestantes. Estamos elaborando ações para buscar ativamente esse público”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Marlene Terezinha Borecki.

Além da vacina contra a gripe, Guarapuava também oferece doses contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos. As salas de vacinação seguem abertas nas unidades básicas, com exceção da UBS do Xarquinho II, que está com problemas técnicos.

A Secretaria de Saúde reforça que pessoas com sintomas gripais devem voltar a usar máscara em locais públicos e manter hábitos de higiene para evitar a transmissão.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!