Caminhada do Meio-Dia, marcada para amanhã (22/07), reunirá municípios do Paraná no combate ao feminicídio

Objetivo é alertar a população sobre a violência contra as mulheres e reforçar a importância do respeito e da paz.

Imagem do ato realizado em 2024, no Parque do Lago. Foto: Arquivo/ William Batista/ CulturaNews

21/07/2025 às 16:36

Compartilhe:

Nesta terça-feira (22), o Paraná realiza a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia pelo Combate ao Feminicídio. A mobilização ocorrerá simultaneamente em 173 municípios, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a violência contra as mulheres e lembrar as vítimas de feminicídio. O número de cidades participantes representa um aumento de 80% em relação ao ano passado, quando 100 municípios aderiram à ação.

Em Guarapuava, a data tem um peso ainda maior. Foi em 22 de julho de 2018 que a advogada Tatiane Spitzner foi assassinada pelo marido, após ser jogada da sacada do prédio onde moravam. O crime, que teve grande repercussão, motivou a criação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A Caminhada do Meio-Dia é promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), com apoio da Casa Civil, Defensoria Pública do Estado e outras instituições. Em Guarapuava, a concentração ocorre às 11h45, na esquina das ruas Saldanha Marinho e XV de Novembro, com orientação para que os participantes usem roupas brancas, como símbolo de paz. A Polícia Militar participará do ato e convida a população a se unir à mobilização.

Durante a campanha, o Governo do Estado também orienta a população a reconhecer sinais de violência que podem evoluir para casos mais graves, como controle sobre a forma de vestir, isolamento da vítima, controle financeiro, ameaças e agressões disfarçadas de desculpas. Os canais de denúncia incluem os telefones 180 (Central da Mulher) e 181 (denúncia anônima), além de serviços como a Delegacia da Mulher online e o programa Mulher Segura Paraná.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!