O Paraná tem 457 crianças e adolescentes aptos a adoção, segundo o Ministério Público. Desde 2019, 3.102 foram adotados por uma nova família no estado. Em todo o Brasil, há 33.497 crianças e adolescentes acolhidos no país, com 4.903 destes já disponíveis para adoção.
Vão para a fila de adoção crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como, por exemplo, na perda dos pais ou em casos em que a Justiça entende que o pai e a mãe, assim como familiares próximos, não têm condições de manter a guarda.
“Essas situações de risco abrangem as mais diferentes situações. Por conta de agressões, impossibilidade de se responsabilizar pelas crianças em razão de envolvimento com álcool, com drogas. Maus tratos, negligência. Descoberta uma situação de risco e constatada a necessidade de acolhimento de uma criança, ela irá para o acolhimento familiar ou institucional, depende de cada município, de cada comarca”, explica o promotor do MP, Fernando de Paula Xavier Júnior.
Ainda de acordo com o promotor, tanto um casal como até mesmo uma pessoa sozinha pode se candidatar para adotar uma criança ou adolescente. O procedimento é bastante democrático, conforme o MP. É possível escolher o perfil de criança a ser adotada.
“Para que se possa adotar uma criança, é preciso ir à Vara da Infância e Juventude da sua comarca. As avaliações tendo sido positivas, haverá uma sentença judicial de que o casal ou a pessoa sozinha [candidata a adotar] estará habilitada para a adoção. A partir desse momento já há condições de se adotar uma criança ou adolescente no perfil que o casal [ou a pessoa sozinha] escolheu. Apareceu uma criança ou adolescente no perfil escolhido, inicia-se a apresentação, é trazida uma série de informações sobre o histórico da criança. Se o casal [ou alguém solo] aceita, inicia um estágio de convivência em período a ser determinado pelo juiz (tempo que pode variar de 90 a 180 dias). Ao final desse processo de acompanhamento de convivência, há uma decisão judicial de que adota-se ou não a criança”, explicou o promotor.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



