Nos próximos três meses, um pianista e compositor catarinense visitará 40 hospitais de 27 municípios do Paraná, levando música como terapia para pacientes e profissionais da saúde.
Nesta segunda-feira (28), o primeiro hospital visitado pelo pianista, foi o Santa Tereza, em Guarapuava. O hospital é referência em cirurgias ortopédicas e realiza também procedimentos cirúrgicos de outras especialidades. “É a segunda vez que estamos recebendo o projeto, com muita alegria. Entendemos que não tratamos de uma única forma os nossos pacientes. Existem outras formas de curas e hoje estamos sendo agraciados pelo projeto, através da música”, afirma a curadora do hospital, Mariangela Esteche.
Projeto
Jair Petry é idealizador do Projeto “Notas para Vida”, que existe há seis anos. “Eu recebi um chamado. Temos de trabalhar a vida com propósitos. Depois de anos trabalhando a música como entretenimento, em algum momento, fazendo um projeto para crianças, com elas sentadas ao redor do piano, pude perceber a calma que esse tipo de música promoveu no ambiente. A música também tende a equilibrar um pouco das emoções através das endorfinas que são responsáveis pelo bem-estar do organismo e felicidade”, explica.
Em seis anos foram realizadas 850 ações somando perto de 20 mil minutos de música instrumental executada ao piano para mais de 40 mil pessoas em 80 instituições, 20 cidades, dois estados e mais de 2 milhões de pessoas assistiram as matérias jornalísticas do projeto em emissoras de TV.
O projeto é realizado com o apoio da Cooperativa Agrária por meio do programa Paraná Competitivo, do Governo do Paraná.
Ao todo, serão visitados hospitais, asilos e orfanatos das seguintes localidades: Ponta Grossa, Palmeira, Castro, Ipiranga, Prudentópolis, Irati, São Mateus do Sul, União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Entre Rios, Guarapuava, Turvo, Pitanga, Manoel Ribas, Candido de Abreu, Candói, Laranjeiras do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Verê, Dois Vizinhos, Pato Branco Mariópolis, Palmas, Marmeleiro e Francisco Beltrão.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também
Projeto de musicoterapia leva



