Uma família de Guarapuava comemorou ontem (31), o aniversário de um menino de três anos, na Lagoa das Lágrimas, no centro da cidade. A festa bem modesta, sem grandes apetrechos e decorações que costumam enfeitar um aniversário, foi realizada para o garoto ficar perto do avô e reunir parte da família. O idoso está internado no hospital São Vicente há mais de 70 dias.
O aniversariante é Mathias Oliveira Alves, neto de João Maria de Oliveira, 78 anos, que tem um grande apego ao menino.
“Isso une a família. O objetivo era trazer todo mundo, quem pudesse acompanhar, então para nós é significativo porque reúne toda nossa família, alguns membros, na verdade”, comentou o professor João Marcos de Oliveira, filho de seu João e tio de Mathias.
O idoso tem um problema pulmonar e está internado na UTI. Ele respira com ajuda de aparelhos, mas está em condição que permite ficar em cadeira rodas e até fazer curtos passeios acompanhado de enfermeiros, na Lagoa. Foi assim ao longo desses dias de internamento.
“A gente tem que ver a estabilidade da saúde dele no contexto geral. Quando ele está mais estável a gente aproveita esses dias de sol para tirar ele. Esses momentos são muito importantes para proporcionar esse conforto, esse momento de acolhimento com a família e junto com a nossa equipe, que sempre desce um fisioterapeuta, a equipe de enfermagem”, explicou a psicóloga do hospital, Bruna Vitória Araújo.
Letícia Oliveira Alves, mãe de Mathias e filha de seo João, disse que a reunião aconteceu em um esforço conjunto da família: “A gente não deixaria de passar esse momento com ele, jamais. Ele (seu João) é muito apegado ao bebê. Toda equipe médica, psicóloga, a família, marcamos esse encontro. Ainda bem que o tempo colaborou para entregar um presentinho para ele”.
João, irmão de Letícia, explicou à reportagem que falta pouco para o pai voltar para a casa. A família aguarda o Estado liberar um respirador pulmonar para ele. “Tudo depende agora da autorização desse respirador pulmonar para o meu pai voltar para casa, então é nossa expectativa agora”, contou.
Na comemoração, marcaram presença familiares, amigos, um padre, enfermeiros e outros funcionários do hospital.
“Todo mundo acha que precisa fazer um aniversário em um salão, em casa… Por que melhor aniversário que esse, ao ar livre? Com ele (seu João), paciente de UTI, presente.”, afirmou.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também



