Mais uma importante ação busca conscientizar a população guarapuavana. Foi lançada ontem (5), na Câmara Municipal, a campanha Novembro Vermelho, uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. O objetivo É sensibilizar a população sobre a gravidade da doença.
Em Guarapuava, entre 2020 e 2023, foram diagnosticados 95 novos casos e 17 óbitos, segundo a secretaria de saúde. O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil e apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade. Dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) revelam que, em 2020, o Brasil registrou cerca de 378 mil novos casos e 178 mil mortes devido ao câncer de boca.
A programação em Guarapuava inclui ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Dia D de atividades educativas, que ocorre neste sábado (9), para promover orientação sobre o autoexame bucal, mudanças de hábitos, higiene oral e outros temas.
Sobre o câncer bucal
A doença pode afetar lábios, gengivas, língua, bochechas, céu da boca e outras estruturas da cavidade oral. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco. Outros fatores, como a má higiene bucal, alimentação inadequada e infecção pelo vírus do HPV, também estão relacionados ao desenvolvimento do câncer bucal.
Confira o cronograma das ações:
04 a 08/11 – Semana de conscientização e prevenção do câncer de boca nas Unidades Básicas de Saúde do Município (Todas as UBS, em parceria com instituições de ensino)
09/11 – Dia D do Novembro Vermelho (Rua XV de Novembro, próximo a loja Pernambucanas, das 8h às 14h).
Com informações da Prefeitura de Guarapuava
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


