Um lobo-guará foi resgatado em uma área residencial de Guarapuava, no Bairro São Cristóvão, na manhã desta quinta-feira (07/11). A operação de resgate foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), da Unicentro.
O coordenador do Cetras, professor Rodrigo Martins de Souza, explicou que o lobo-guará estava acuado e se refugiava no fundo de uma garagem ao ser localizado pelos moradores.
“Ele estava se escondendo. Provavelmente veio até o bairro usando as áreas de mata ciliar de um riacho, acabou se perdendo e parou ali nesse local” relatou. Segundo Rodrigo, o resgate transcorreu de maneira tranquila, sem aglomerações, com a presença apenas dos moradores, da equipe de Bombeiros, da Polícia Ambiental e do Cetras.
Após o resgate, o lobo foi conduzido ao Cetras, no Câmpus Cedeteg, onde está anestesiado e sendo submetido a exames de rotina. A equipe constatou que, à primeira vista, ele é um animal saudável, mas ainda será monitorado com análises complementares, incluindo ultrassonografia e exame de sangue.
“A gente vai só confirmar que esteja tudo realmente bem com ele para poder soltá-lo”, acrescentou o professor Rodrigo.
Assim que os exames forem concluídos e o estado de saúde do animal estiver confirmado, o lobo-guará deverá ser devolvido ao seu habitat natural.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



