Desde 2020, Bituruna, no sul do estado, é reconhecida oficialmente como a Capital do Vinho no Paraná. Na cidade existem quatro vinícolas que nasceram da cultura de imigração no município, que há cerca de 100 anos recebeu descendentes de italianos vindos, na grande maioria, do Rio Grande do Sul. A equipe da Rádio Cultura esteve na cidade para conhecer um pouco mais da produção de vinho na região.
Quem chega ao município encontra um garrafão e uma taça de vinho gigantes como cartão de visitas. A produção de vinho na cidade é tão característica do lugar, que Bituruna tem a Associação dos Produtores de Uva e Vinho (Apruvibi).
Quatro vinícolas fazem parte da associação: Bertoletti, Sanber, Di Sandi e Dell Mont. Na vinícola Sanber existe um casarão que contrasta com a arquitetura moderna do local, onde atualmente é feita a produção de vinho da empresa.
A casa história existe há 84 anos, e nela viveram uma das primeiras famílias que trouxeram a cultura do vinho para Bituruna. Hoje em dia a vinícola é tocada pela mesma família, que já está na terceira geração de empreendedores.
No local é possível fazer visitações e degustações de vinhos e conhecer um pouco da história local. Há fotos, garrafas antigas de vinho e móveis da época. O visitante faz uma verdadeira viagem no tempo ao entrar no local.
Em Bituruna, há um tipo de vinho que é referência da região, trata-se da variedade produzida com o tipo de uva chamado Casca Dura. Em 2021, o vinho fabricado com essa uva obteve o selo de indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Vale muito a pena conferir essas produções pessoalmente, em um passeio pela cidade. O visitante ainda pode conhecer a Rota do Vinho – uma estrada que dá acesso às vinícolas do município. Além disso, o passeio pode ser encerrado em um dos restaurantes que costumam receber turísticas. e que dispõem de um cardápio variado, desde comidas mais tradicionais para almoço à massas típicas italianas.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



