Trechos da PR-466 e BR-277 estão no escuro, em Guarapuava. O motivo é o furto de cabos, segundo a Prefeitura de Guarapuava. Os principais pontos que estão sem iluminação são as trincheiras, o que aumenta a insegurança.
Na PR-466, um trecho onde as lâmpadas estão apagadas fica na trincheira de acesso à Avenida Beira Rio e bairro Cidade dos Lagos. Na BR-277 vários trechos também tem lâmpadas que não acendem porque os cabos foram arrancados.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que a responsabilidade pela manutenção da iluminação em trechos urbanos é da Prefeitura. Em Guarapuava, a gestão da iluminação pública é terceirizada para o consórcio Ilumina Guarapuava.
O problema, segundo o município, é recorrente, o que dificulta a manutenção. Sem a iluminação o risco de acidentes aumenta.
Crime
Cabos e fios elétricos têm cobre em sua composição. O metal tem alto valor no mercado de recicláveis e atrai ladrões. Recentemente a Polícia Civil realizou uma ação consistente de orientação aos compradores de sucata. Eles foram orientados e devem realizar anotações que garantam a procedência do material. Caso não comprovem a origem, podem responder pelo crime de receptação.
Denúncias de roubos ou furtos de cabos e fios podem ser feitas pelo telefone 190, da Polícia Militar. Informações sobre receptadores podem ser fornecidas para a Polícia Civil, pelo 197.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


