No último domingo (9), motociclistas de diversas regiões do Paraná se reuniram em Inácio Martins para participar da terceira edição do ‘Moto Café nas Alturas’, um evento criado para fortalecer o turismo local e celebrar a cultura do motociclismo. A iniciativa atraiu cerca de 600 participantes, que percorreram trechos da Rota Cerro do Leão, na PR-364, um trajeto de 97 quilômetros que passa pelos municípios de Irati, Inácio Martins e o distrito Guará, em Guarapuava.
O percurso tem relevância histórica. Entre os séculos XVIII e XIX, os tropeiros que transportavam gado entre os Campos Gerais e a região de Laranjeiras do Sul utilizavam essa rota, contornando o Cerro do Leão. O nome do local remonta à presença de leões-de-cara-suja, que afugentavam o gado durante a noite. Oficializada como rota turística em agosto de 2022 pela Assembleia Legislativa do Paraná, a estrada tem atraído cada vez mais visitantes.
O evento ocorre tradicionalmente nos meses de fevereiro e setembro, mas sua realização depende das condições climáticas. A próxima edição está prevista para setembro. Cerca de 20 pessoas trabalharam na organização deste ano.
A origem do Moto Café nas Alturas
Idealizado por Izabel Freitas, o evento surgiu a partir de um passeio de integrantes do motoclube Bodes do Asfalto, de Curitiba. “Marcamos um almoço em Inácio Martins e, ao fazermos um bate e volta, surgiu a ideia de criar uma rota turística”, explicou Izabel. Desde então, foram realizados estudos sobre cada curva, restaurantes e atrativos locais para estruturar o trajeto. “Os motociclistas sempre falam que somos irmãos da estrada, e eventos como esse são oportunidades de confraternização, além de movimentar a economia local”, completou.
O ponto de encontro foi o Castelinho Stroparo, que integra a rota turística. Os empresários Adriana Caroline Stroparo e Hélio Stroparo Filho destacaram a importância de abraçar a Rota Cerro do Leão. “Para nós, é um prazer receber motociclistas de todo o Brasil. O evento é uma forma de destacar nossa cidade e fortalecer o mototurismo”, disse Adriana. No local, foi servido o tradicional café tropeiro, composto por virado de feijão, ovos mexidos e bacon, uma referência à alimentação dos tropeiros que percorriam a região no passado.
O evento também teve um significado especial para o empresário Anderson de Deus Souza, motociclista participante do encontro, que apresentou a ideia de criar um motocafé assim que a rota foi oficializada. “Criamos o Moto Café para reunir motociclistas e fomentar a Rota Cerro do Leão. Este ano, dedicamos o evento ao Natan, um amigo querido que faleceu recentemente e que sempre estava presente nos encontros”, afirmou.
Destaques do evento
A manhã de domingo foi marcada pela presença de motociclistas de diferentes estilos e cilindradas. A Rua Sete de Setembro, no centro de Inácio Martins, ficou lotada de motos estacionadas em frente ao Castelinho. Dentro do estabelecimento, os visitantes tomaram café e se confraternizaram ao som da Banda guarapuavana J.river, que tocou clássicos do rock em tributo à famosa Banda Creedence Clearwater Revival.
Entre os participantes, estava Rosângela Penteado, supervisora administrativa de Guarapuava, que pilotava um triciclo. “Foi um sonho que realizei em 2020. Viajo sozinha e amo a liberdade que o triciclo proporciona. Apesar de ser diferente da moto, exige a mesma segurança e cuidado”, comentou.
A iniciativa também contou com o apoio do Viaje Paraná, representado por Valmir Delara, que destacou o potencial da Rota Cerro do Leão. “O turismo sobre rodas está em ascensão. Essa rota, que passa pelo ponto mais alto do estado, tem tudo para se tornar uma das principais atrações turísticas do Paraná e do Brasil”, afirmou. O Viaje Paraná é uma prestadora de serviço que trabalha em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado na promoção de rotas e atrativos turísticos.
Entre os motociclistas presentes, Daniel Wagner, de Ponta Grossa, destacou a importância histórica do motociclismo para sua família. “Meu avô, Ricardo Wagner, e Afonso Lange fizeram a primeira viagem de moto registrada na América do Sul, em 1923. Hoje, temos a Rota 01 para celebrar esse pioneirismo. E é gratificante ver a movimentação em Inácio Martins e o sucesso da Rota Cerro do Leão”, destacou.
O empresário Rivaldo Pontarolo também participou do evento. Ele se destacou recentemente no cenário do motociclismo ao ingressar no Superbike Brasil, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Competindo na categoria de 400 cilindradas pela equipe JD43, HPA Racing, ele relembrou suas origens no motociclismo, destacando a importância das estradas de Inácio Martins em sua formação como piloto. “Eu comecei a aprender a andar aqui na rua. As curvas de Inácio são bem gostosas”, afirmou.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


