58 novos leitos contratados pelo Estado para atender síndromes gripais já recebem pacientes

Unidades em Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Campo Largo reforçam a estrutura de saúde infantil diante do aumento de casos graves de gripe e bronquiolite.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

11/06/2025 às 13:05 - Atualizado em 11/06/2025 às 13:05

Compartilhe:

O Governo do Paraná abriu 58 novos leitos exclusivos para o atendimento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por causa do aumento de casos neste período do ano, principalmente entre o público infantil.

Os novos leitos já estão funcionando em três regiões do estado:

Foz do Iguaçu: o Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, recebeu 25 leitos pediátricos – sendo 10 de UTI e 15 de enfermaria.

Campos Gerais: o Hospital do Coração Bom Jesus, em Ponta Grossa, ganhou 13 novos leitos (3 UTIs e 10 enfermarias) no início de junho.

Região Metropolitana de Curitiba: o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, começou a operar com 20 novos leitos clínicos para internação pediátrica na segunda-feira (9).

Todos os leitos são mantidos com recursos do Estado, sem custo para os municípios, e contam com equipes especializadas e equipamentos adequados.

O secretário da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância da medida. “Esse reforço é fundamental para o enfrentamento da crise sazonal. Casos de influenza em crianças podem evoluir rapidamente para quadros graves”, afirmou. Ele também destacou a importância da vacinação como forma de prevenção.

Alerta e reforço da vacinação

Na semana passada, o Governo do Estado publicou uma resolução com orientações aos municípios sobre como reforçar o atendimento e a prevenção dos casos de SRAG. O documento pede atenção especial para pacientes com sintomas respiratórios e mais ações de vacinação para os grupos prioritários.

Atualmente, a vacinação contra a gripe está disponível em todos os 399 municípios do Paraná para pessoas com mais de seis meses de idade.

Até agora, 2,59 milhões de doses foram aplicadas no estado. A cobertura entre os públicos prioritários ainda está abaixo da meta:

Idosos: 47,16%
Crianças: 35,25%
Gestantes: 31,76%

A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo.

Com informações da AEN-PR

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!