Cultura News

APA e Parque da Serra da Esperança estão na lista de mais desmatados da Mata Atlântica

Unidades de conservação ficam na região de Guarapuava e perderam juntas cerca de 70 hectares de floresta em 2023.

Deamatamento da Mata Atlântica ocorreu mesmo em áreas de proteção. Crédito: Polícia Militar Ambiental.

21/05/2024 às 16:00 - Atualizado em 21/05/2024 às 16:01

Compartilhe:

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança foi a 3ª unidade de conservação coberta por Mata Atlântica mais desmatada do Brasil em 2023. Já o Parque Estadual da Serra da Esperança, que abriga o Salto São Francisco, ficou em 6º no ranking de mais desmatados. As informações estão no Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (2022-2023), divulgado nesta segunda-feira (20/05).

Na APA Serra da Esperança foram 49 hectares desmatados em 2023. A unidade é de uso sustentável, se estende por 220 hectares em 11 municípios, e permite algumas atividades que devem ser conciliadas com a preservação. Um Conselho Gestor faz a gestão da APA com base no plano de Manejo. No entanto, o plano da APA é de 2009 e está desatualizado.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!

Já no caso do Parque da Serra da Esperança, também conhecido como parque São Francisco da Esperança, foram devastados 23 hectares no período. O parque é de uso restrito para preservação e um plano de manejo está em elaboração. A unidade tem cerca de 7 mil hectares e se estende por Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.

As duas unidades de conservação estão sob responsabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual.

Paraná

O Paraná teve redução de 78% no desmatamento de Mata Atlântica em 2023. Foram 633 hectares de devastação, ante 2883 em 2022. Atualmente 11,8% do território paranaense está coberto por floresta, segundo o Atlas da Mata Atlântica.

Outro ponto positivo é que depois de alguns anos com municípios na liderança do desmatamento, o Paraná não tem nenhum município na lista dos 30 que mais desmataram em 2023. É uma mudança radical, já que Guarapuava, Nova Laranjeiras, Prudentópolis, Bituruna, Inácio Martins chegaram a estar no top 10 do desmatamento nos últimos cinco anos.