A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava informou ao CulturaNews, ontem (12), que todos os leitos hospitalares da cidade destinados a casos respiratórios estavam ocupados. Segundo a Prefeitura, os dados detalhados sobre o número de vagas são de responsabilidade do Governo do Estado. A única informação confirmada até então, era da lotação total, sem especificação do total de leitos disponíveis. A reportagem pediu informações atualizadas desta sexta-feira, e aguarda o retorno da Secretaria.
Entre os dias 1º e 7 de junho, Guarapuava registrou 1.516 atendimentos médicos, representando 10,6% de todas as consultas realizadas nos serviços nas unidades de saúde e serviço de urgência e emergência. O município também já confirmou cinco mortes por Influenza A em 2025, todas de pessoas com mais de 60 anos. Quatro das vítimas não estavam vacinadas.
A campanha de vacinação contra a gripe segue com percentuais lentos em alguns públicos. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 44.548 doses, com cobertura de 29% entre crianças, 43,9% entre gestantes e 51% entre idosos.
Ocupação no Paraná
Em nível estadual, a situação também exige atenção. Dados divulgados nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que a ocupação das UTIs pediátricas chega a 51% na região Noroeste, 40% no Norte e 28% no Leste. Já nas UTIs neonatais, a taxa é de 42% no Noroeste e 30% no Norte. O balanço não detalha informações específicas dos municípios.
Somando os leitos clínico-cirúrgicos e de UTI voltados ao atendimento infantil, o Paraná possui atualmente 1.886 vagas, sendo 251 ocupadas até esta sexta.
O boletim epidemiológico mais recente mostra que o Paraná registrou, em 2025, 12.011 casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 598 mortes confirmadas. Entre os casos, 1.379 foram por Influenza, 560 por Covid-19 e 3.043 por outros vírus respiratórios. Outros 2.096 casos seguem em investigação.
Abertura de novos leitos
Diante da alta demanda, a Sesa anunciou nesta semana a abertura de 77 novos leitos hospitalares nas regiões Oeste e Norte do estado. A medida faz parte do plano de contingência para o período de sazonalidade das doenças respiratórias.
As novas vagas foram distribuídas entre cinco municípios:
Medianeira: 10 leitos de enfermaria adulto no Hospital de Clínicas.
Cascavel: 8 leitos de UTI adulto no Hospital de Retaguarda.
Toledo: 8 leitos no Hospital Regional (4 de UTI adulto e 4 de enfermaria).
Apucarana: 12 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital da Providência.
Arapongas: 27 leitos no Hospital Norte do Paraná (15 de UTI adulto e 12 de enfermaria adulto).
“A abertura desses leitos reforça a rede hospitalar em regiões estratégicas e garante que nenhum paranaense fique sem atendimento quando mais precisa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A vacinação contra a gripe continua disponível nos 399 municípios do Paraná para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A cobertura vacinal no estado está em 43,34% entre os grupos prioritários, conforme último boletim da Sesa.
Guarapuava: Dia D de vacinação
Guarapuava vai realizar mais um Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (14). A ação, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de ampliar a imunização e proteger a população diante do aumento de casos de doenças respiratórias no município.
Assim como no último sábado (7), a campanha será realizada das 8h às 16h em quatro locais: UBS Entre Rios, Bonsucesso, Residencial 2000 e no Centro Municipal de Vacinação. Também haverá um ponto extra no Supermercado Unimax, das 9h às 16h, para facilitar o acesso dos moradores.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


