O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) lançou nesta terça-feira (12/08) a nova edição do Índice Ipardes de Preço Regional (IPR) e incluiu Guarapuava entre as cidades pesquisadas.
O levantamento, que até então abrangia seis, passou a analisar os preços em nove municípios, enquanto que o número de produtos passou de 35 para 91.
A primeira divulgação do índice mais completo e abrangente confirmou a tendência de queda dos preços de alimentos em todo o Paraná. Em julho, segundo a pesquisa, os preços no Estado caíram 0,72%. É a segunda queda consecutiva no índice, que em junho, ainda com a metodologia antiga, tinha registrado variação de –0,53%.
O levantamento, realizado mensalmente desde 2022 pelo Ipardes, já analisava os preços de alimentos e bebidas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Em todas elas, houve queda nos preços na comparação mensal.
“O aumento do número de municípios e de itens dará ainda mais densidade ao levantamento, que é referência no Paraná para a análise do comportamento dos preços dos produtos consumidos nos domicílios do Estado. Isso vai ajudar tanto os consumidores, quanto os comerciantes a entenderem como estão as movimentações do mercado interno paranaense”, avaliou o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



