Moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, não precisarão pagar a conta de água pelos próximos 30 dias. A Justiça determinou a suspensão da cobrança devido à crise no abastecimento, que há mais de um mês tem deixado a cidade sem água por longos períodos.
Para garantir o mínimo de abastecimento, muitos moradores têm recorrido a bicas d’água, utilizando baldes e galões. O problema teve início em fevereiro, quando o consumo aumentou devido às altas temperaturas, sobrecarregando o sistema, segundo a Sanepar. A situação se agravou ainda mais no dia 16 deste mês, com o início de obras emergenciais que afetaram grande parte dos 372 mil habitantes.
A falta de água causou diversos transtornos, como o fechamento de comércios, suspensão de aulas, paralisação de órgãos públicos e adiamento de cirurgias.
A Justiça determinou a suspensão da cobrança da tarifa por pelo menos 30 dias, após uma ação popular que atribuiu à Sanepar a falta de planejamento. Além disso, os cortes por inadimplência foram proibidos por 60 dias.
Na última quinta-feira, o governador Ratinho Júnior esteve na cidade e pediu desculpas pelos transtornos.
A Sanepar informou que continuará monitorando a situação e realizando as leituras normalmente, mesmo sem a cobrança da fatura. A empresa garantiu que está tomando medidas para restabelecer o abastecimento de forma definitiva.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



