Segundo o IBGE, 99% das casas no Paraná têm banheiro. Mas essa realidade não é igual em todo o estado. Em Nova Laranjeiras, apenas 88% das residências possuem essa estrutura básica. Com pouco mais de 12 mil e 200 habitantes, o município tem o menor índice de domicílios com banheiro de uso exclusivo entre todas as cidades paranaenses, segundo o IBGE.
Nossa reportagem visitou o município e encontrou essa realidade, principalmente na área de aldeamento indígena, onde não há sequer água encanada. Os moradores relataram que a água chega à comunidade por meio de caminhão-pipa. Ela é armazenada em caixas d’água e levada para dentro das casas balde por balde.
Nelson Luis, de 23 anos, voltava de um rio nas proximidades carregando roupas e sapatos. Ele havia acabado de tomar banho. A casa dele é uma das que não têm banheiro. “A gente está acostumado de ir para lá porque na aldeia não tem água. Quando a gente precisa lavar as roupas a gente desce lá também. Nesses dias de inverno que vai chegar agora, não sei se todos vão tomar banho. É difícil.”
Em frente à casa de dona Idalina há uma estrutura improvisada para banho, feita por ela e os vizinhos. Mas sem água encanada, o local tem pouca serventia. “Eu tomo banho no rio todos os dias. Eu sonho em ter um banheiro.” Idalina nos recebeu com a neta no colo e contou que vive da produção de cestos de bambu.
Juvenilda Félix também sonha com um banheiro. “Não tem banheiro e água também. A gente toma banho lá no rio. É meu sonho ter um banheiro na minha casa.” Quando chegamos, ela limpava a casa usando um balde com água que não vem da torneira.
O Governo do Estado lançou o programa Banheiro em Casa, integrado ao Casa Fácil Paraná. A iniciativa é uma parceria entre a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e a Sanepar. O objetivo é instalar módulos sanitários completos em moradias sem banheiro ou com estrutura muito precária.
Os módulos serão pré-fabricados e entregues prontos para instalação. A Cohapar ficará responsável pela contratação das estruturas e a Sanepar pelas ligações de água, esgoto e energia.
Segundo Jorge Lange, presidente da Cohapar, o investimento será de R$ 60 milhões. “No início, vamos atender as famílias que foram levantadas através do censo do IBGE que não têm banheiro em casa. Os municípios beneficiados serão aqueles com menor IDH. Numa segunda fase, o Governo pretende atender outros municípios até que todas as famílias tenham banheiro em casa.”
Na primeira etapa, estão previstas 3.419 instalações. O programa está em fase de licitação para escolha das empresas responsáveis. Assim que essa etapa for concluída, começam as entregas aos municípios selecionados.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



