Paraná lança sistema eletrônico para proteger mulheres vítimas de violência

Nova tecnologia vai monitorar agressores e garantir resposta rápida das forças de segurança.

Foto: Divulgação/ PMPR

28/05/2025 às 17:47

Compartilhe:

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná lançou ontem (27) um novo sistema de monitoramento eletrônico para reforçar a proteção de mulheres vítimas de violência. A tecnologia faz parte do Programa Mulher Segura e vai ajudar a Polícia Militar e outras instituições a agirem com mais rapidez em casos de risco.

O sistema será testado primeiro em Curitiba e Foz do Iguaçu e deve ser expandido para todo o estado em até um ano. A ferramenta vai monitorar agressores por meio de tornozeleiras eletrônicas. Caso o agressor se aproxime da vítima em um raio de até 500 metros, a vítima será alertada e as polícias acionadas imediatamente. A vítima também poderá acionar um botão do pânico por meio de um aplicativo no celular.

Além do monitoramento, o programa oferece orientações, plano de segurança e acesso a redes de apoio para vítimas e agressores. O uso do equipamento é opcional para a mulher, que pode decidir se quer participar do sistema.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, o novo sistema representa um passo importante no combate à violência contra a mulher. “A nova tecnologia reforça a atuação da Polícia Militar, permitindo uma resposta mais eficaz na proteção das vítimas”, afirmou.

O lançamento aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública, com a presença do secretário Hudson Leôncio Teixeira, de autoridades da PM, do Ministério Público e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!