Seja por telefone, pela internet ou pessoalmente, a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) prestou 102.659 atendimentos nos primeiros seis meses de 2024, uma média de 570 por dia. O órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, teve um índice de resolução de 75% a 80% das demandas apresentadas pelos consumidores.
Os canais próprios do Procon-PR receberam 54.997 requerimentos entre 1º de janeiro e 28 de junho, sendo que 42,6% foram atendimentos presenciais, 30,6% online, 26,3% por telefone e um pequeno número, que responde a 0,5% dos pedidos, foi através de correspondências.
Já pela plataforma consumidor.gov, que é do governo federal e direciona o atendimento aos estados, foram 46.282 reclamações no período.
Problemas com cartões de crédito e débito fizeram com que bancos, financeiras e administradoras de consórcios liderassem as reclamações dos consumidores no período. Foram 18.790 atendimentos prestados pelo Procon-PR no primeiro semestre relacionados aos serviços prestados por essas instituições.
As operadoras de telefonia também respondem por um grande número de reclamações dos consumidores, com 11.007 feitas no período.
CANAIS DE ATENDIMENTO – O consumidor que tem alguma reclamação sobre o serviço ou produtos adquiridos pode fazer o registro pela internet.
O cidadão pode ainda procurar pessoalmente uma das mais de 60 agências dos Procons municipais espalhadas pelo Paraná, que não têm os dados de atendimento contabilizados pelo Procon-PR.
Em Guarapuava, o Procon fica na Rua Capitão Frederico Virmond, 1913, no centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Fonte: com informações da AEN-PR
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!