A direção das escolas da rede estadual de ensino administradas por empresas privadas em Guarapuava será substituída. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) afirmou que os diretores pediram para sair. A informação da saída das atuais direções não foi divulgada oficialmente.
O programa Parceiros da Escola está em quatro escolas do município e tem orçamento de R$10 milhões por ano. Nos colégios Liane Marta da Costa, Francisco Carneiro Martins e Antônio Tupi Pinheiro a direção será substituída.
No Colégio Cristo Rei a direção permanece, segundo a Seed.
A Seed não informou como os professores manifestaram o interesse pela saída nem porque todos tomaram a decisão no mesmo dia, terça-feira (27/05).
Todas as escolas mencionadas são administradas pela empresa Apogeu, de Minas Gerais. Cabe a ela contratar professores e funcionários temporários, realizar obras de manutenção, reparos e serviços administrativos.
A decisão de privatizar a gestão das escolas foi tomada pelo Estado, já que nenhuma das quatro instituições atingiu quórum mínimo no processo de consulta sobre o modelo.
Desde o início do processo de privatização, o Governo afirma que não há interferência no aspecto pedagógico da escola, cabendo a empresa somente a gestão administrativa.
Leia a nota da Seed-Pr enviada à Rádio Cultura e portal CulutraNews.net
NOTA
Os diretores dos colégios estaduais Francisco Carneiro Martins, Antônio Tupy Pinheiro e Liane Marta da Costa, de Guarapuava, decidiram voluntariamente se desligar das funções de direção escolar.
Os profissionais permanecem atuando como professores da rede estadual, em suas respectivas instituições de lotação.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!


