Um vazamento de amônia anidra na Lactopar Laticínios, em Laranjeiras do Sul, fez com que 20 casas num raio de 15 metros do local precisassem ser evacuadas. Cerca de 60 pessoas foram retiradas de casa e 26 apresentaram sintomas leves. Amônia é um produto perigoso e a exposição das pessoas ao gás pode causar intoxicação.
O vazamento do produto usado na refrigeração do laticínio aconteceu por volta de 18 horas durante uma manutenção programada no local. Inicialmente a tubulação furou e começou a vazar. Até este momento o caso foi controlado com um sistema interno da empresa, com jatos d’água que impedem a circulação da amônia na forma de gás tóxico. Contudo, após o início do vazamento, ocorre a explosão de um compressor, vindo a ter um grande vazamento de amônia.
Por se tratar de gás tóxico e corrosivo, imediatamente foi realizado a orientação da população próxima pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, bem como o isolamento e evacuação de 150 metros de raio, além de diligências em um raio de 2 Km. Neste momento foi solicitado para cerca de 60 pessoas saírem de suas casas (20 residências).
Contenção
O trabalho para conter o vazamento durou a noite toda e parte da madruga. Somente às 3 da manhã desta segunda o problema foi resolvido. Até conseguir estancar o vazamento a empresa despejou água na saída de gás, o que impedia a circulação do produto na forma gasosa. Contudo, no contato com a água se forma o hidróxido de amônia, que contamina o solo e a própria água.
Os Bombeiros também trabalharam no local para prevenir incêndios, isso porque em algumas condições a amônia é explosiva.
Vítimas
Um adolescente do CENSE Laranjeiras do Sul apresentou sintomas leves decorrentes do vazamento. Repassado pela Defesa Civil municipal que cerca de 25 pessoas foram até o abrigo reservado pela Prefeitura Municipal, pedindo apoio, e apresentavam olhos vermelhos, tosse, e irritação na garganta. Está sendo gerenciado para dar o apoio necessário a essas famílias. Neste momento deslocando a Auto Ambulância para avaliação das pessoas.
Apoio
Foi acionado a Defesa Civil municipal, assistência social, para orientação a população, e organização de abrigo caso seja necessário. Ainda avisado a secretária de saúde para possíveis vítimas. Por fim acionado IAT e Polícia Ambiental.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



