Mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas de Guarapuava celebraram o fim de mais uma etapa em suas vidas. Isto porque, na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
O evento, realizado no Espaço Fiori, reuniu autoridades, entidades civis e militares, pais e 596 Proerdianos de nove escolas públicas e privadas do município.
O que é o Proerd
As atividades do Proerd tiveram início em 1983, com a criação do Programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. A iniciativa, baseada em um esforço colaborativo, foi guiada por estatísticas que demonstraram a alta eficácia do programa de prevenção, focado no desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões, no estabelecimento de valores, na redução de problemas e na promoção de estilos de vida positivos. Em 2024, o Proerd completou 24 anos de atuação no Paraná, com Guarapuava sendo uma das cidades pioneiras a implantar essa iniciativa.
O currículo Caindo na Real, destinado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, tem o objetivo de apoiar a escola, a família e as crianças no desenvolvimento de habilidades para lidar com os desafios cotidianos, promovendo a confiança para tomar decisões assertivas. Já o Proerd Kids, aplicado nas turmas de primeiros anos, ensina as crianças a evitarem situações de risco, desenvolvendo habilidades essenciais para controlar a raiva e outras emoções.
Como é aplicado
Policiais militares treinados e capacitados realizam as atividades com os estudantes. Ao longo de 10 aulas, os profissionais promovem atividades lúdicas com as crianças, trabalhando com a tomada de decisões seguras e prevenção ao uso de drogas, bem como, integrando a família e escola para valorização da vida e a construção de uma cultura de paz.
Ao longo da solenidade, os alunos dançaram e cantaram ao som da Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetim. Os Proerdianos destaques receberam medalhas e certificados, representando suas turmas, e os autores das melhores redações, elaboradas em sala de aula, foram premiados com uma pelúcia do leão Daren, o mascote do programa.
Fonte: Prefeitura de Guarapuava
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



