Segue impasse sobre uso do Hospital Regional por alunos de Medicina da Unicentro

Alunos seguem com dificuldade para fazer internato do Curso de Medicina.

Hospital é do estado e gerido pela Funeas. Foto: Cléber Moletta

26/11/2024 às 17:00

Compartilhe:

Alunos de medicina da Unicentro seguem sem espaço para realizar o internato no Hospital Regional do Centro-Oeste, em Guarapuava. Mesmo com um termo de cooperação técnica assinado em agosto, estudantes concluintes do curso de medicina estão com dificuldade de espaço para fazer as atividades acadêmicas no hospital. Em parte, o impasse está na relação entre a universidade e as empresas privadas que tocam os serviços.

Pertencente ao Estado do Paraná, o Regional é gerido pela Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde). A Fundação, contudo, terceiriza para outras empresas a prestação de serviços. É justamente esta forma de gestão que estaria dificultando a entrada dos estudantes, segundo apurou a reportagem.

Isso ocorre porque as empresas têm resistência em recepcionar os estudantes, pois não recebem compensação financeira para atender o trabalho pedagógico. Ou seja, os contratos feitos entre Funeas e os prestadores de serviços não contemplam as atividades de ensino.

Uma das principais empresas que atua no Hospital é o Instituto Santa Clara, responsável por fazer cirurgias ortopédicas, urológicas e gerais. Neste contrato, em específico, o pagamento é por produção, a empresa recebe pelo que produzir. De janeiro a novembro a empresa recebeu R$ 26,2 milhões pelos serviços prestados. Foram em média 500 cirurgias por mês.

O contrato com o Instituto foi realizado sem licitação e renovado uma vez. O vencimento ocorre no dia 27 de janeiro de 2025. A Secretaria de Estado da Saúde foi questionada, mas não retornou explicando se vai manter o modelo de terceirização após o fim do contrato vigente.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros setores do hospital o modelo de contrato também não contempla plenamente a entrada de estudantes para atividades acadêmicas.

Termo de cooperação

No dia 21 de agosto foi formalizado um termo de cooperação técnica entre Unicentro e Governo visando a utilização do Hospital Regional Centro-Oeste como hospital-escola da universidade. Com a assinatura, professores da instituição e os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos da área da saúde passaram a ter respaldo legal para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar atividades práticas e aplicar conhecimentos e aprimorar suas aptidões.

Na época, o Reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, afirmou que “O termo de cooperação está bastante claro em relação a isso, temos acesso a todas as alas do hospital”.

Mobilização

A Acig está liderando uma mobilização para que o Hospital de fato seja um hospital-escola. Uma assembleia foi convocada para dia 28 de novembro, às 19 horas, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig). O objetivo é reunir cerca de 30 entidades para criar uma mobilização em torno do tema.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!