Os atendimentos por gripe aumentaram em Guarapuava nos primeiros meses de 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais pessoas têm procurado as unidades com sintomas gripais, principalmente na UPA Batel e na Urgência Trianon.
Um gráfico divulgado pela Secretaria mostra que, nas 20 primeiras semanas epidemiológicas do ano, o número de atendimentos foi maior em 2025 do que em 2024. A diferença ficou mais evidente entre as semanas 15 e 20, quando os casos subiram com mais força. O maior pico foi registrado na semana 20, que abrange o período de 11 a 17 de maio. Nessa semana, foram quase 2 mil atendimentos. No mesmo ponto do gráfico do ano passado, esse número ficou perto de 1.300.

Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal de Saúde
O CulturaNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta informou que o aumento nos registros tem relação também com o aumento das testagens. Informou ainda que uma reunião importante com a 5ª Regional de Saúde está marcada para esta sexta-feira (23), e que mais informações devem ser repassadas após o encontro.
Outro dado que preocupa é o número de internações por doenças respiratórias. De janeiro até agora, 347 pessoas foram internadas nos hospitais São Vicente e Santa Tereza. A maior parte é de crianças menores de 5 anos e idosos, representando mais de 75% dos casos.
Veja também: Médico orienta sobre cuidados para evitar doenças respiratórias em crianças
Rinovírus lidera entre os vírus identificados
Nas amostras analisadas em Guarapuava, o Rinovírus foi o vírus mais comum — ele costuma causar resfriados. Depois aparecem o Influenza A (H1N1), com 32,1%, e o Coronavírus (COVID-19), com 12,3%. Também houve casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A cidade registrou cinco mortes por COVID-19 entre os casos mais graves até o momento.

Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal de Saúde
Frente fria exige mais atenção
Com a previsão de uma frente fria para os próximos dias, a Secretaria reforça os cuidados para evitar a transmissão de vírus respiratórios, principalmente em locais fechados.
Veja as orientações da Secretaria de Saúde:
– Tomar a vacina contra a gripe, principalmente quem está nos grupos de risco;
– Lavar bem as mãos e manter os ambientes ventilados;
– Cobrir o rosto ao tossir ou espirrar;
– Procurar atendimento médico em caso de sintomas persistentes ou agravamento.
Apesar da alta nos atendimentos, a Secretaria informou que os serviços de saúde continuam funcionando normalmente e sem sobrecarga. O monitoramento é feito semanalmente pelas equipes da rede pública.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!
Leia também



