Cultura News

Centro de Operações das Câmeras custou R$ 2,8 milhões e será pago pela Prefeitura ao longo do contrato

Obra foi realizada pela Ilumina Guarapuava e remuneração será feita ao longo dos próximos 25 anos de contrato.

Centro de Controle e Operações foi construída no antigo pátio de máquinas, no São Cristóvão. Foto: Cléber Moletta.

08/07/2024 às 13:47 - Atualizado em 08/07/2024 às 13:53

Compartilhe:

Foi entregue na quinta-feira (04/07) o Centro de Controle e Operação (CCO) da Ilumina Guarapuava, espaço previsto no contrato de concessão desde 2019, quando a Parceria Público-Privada começou a funcionar.

Com cinco anos de atraso o espaço foi entregue pela empresa, após mudanças do contrato. A pedido da Prefeitura o Consórcio construiu uma sede maior, com capacidade para abrir a 1ª Companhia da Polícia Militar.

“Esse investimento foi em torno de R$ 2,8 milhões e que nós já tínhamos que fazer dentro do contrato, portanto não teve aporte do município”, afirmou o diretor-presidente da Ilumina Guarapuava, Rodson Luis Lopes.

O valor ficou mais alto porque o padrão da obra foi modificado por exigências do município. O terreno é do município e foi cedido por comodato para Ilumina Guarapuava.

 Monitoramento

Na CCO existe um sistema de telas que permitem monitorar 120 câmeras com imagens de todas as regiões da cidade. As mesmas imagens podem ser vistas em qualquer local com acesso à Internet, desde que o usuário tenha acesso autorizado.

Inicialmente as câmeras tem função de proteger o sistema as luminárias, conforme contrato. Um acordo com da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Segurança Pública vai permitir que as imagens sejam usadas pelas polícias Civil e Militar.

Tecnologia

A central tem capacidade de armazenar as imagens que terão uso restrito, não estarão disponíveis para acesso livre. As câmeras tem tecnologias acopladas. São 17 do modelo License Plate Recognition (LPR), que permite a identificação de placas de veículos. Outros 45 equipamentos são Speed Dome, que possuem zoom óptico e se movimentam por 360º. Esse modelo de câmera encontra-se em praças, parques e pontos estratégicos, priorizando uma captação focada em detalhes e em modo noturno e capturando imagens com mais qualidade.

Segundo a Prefeitura, as câmeras estão em locais estratégicos e definidos a partir de mapeamento e análise.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!