A Prefeitura de Guarapuava está voltando a ofertar vagas integrais em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Atualmente 21 unidades já voltaram a ser integrais, com vagas das 7h30 até 17h. Outros 8 estão funcionando no sistema parcial, com vagas somente de manhã ou tarde.
A retomada de Cmeis em tempo integral marca uma mudança na gestão da educação municipal. Em 2019, a prefeitura tornou todas as vagas parciais e criou somente quatro polos integrais.
Essa medida tinha o objetivo de diminuir as filas de espera. O município queria atender duas crianças, uma de manhã e outra a tarde, com a mesma estrutura. Mas isso não aconteceu.
“Observamos que não há procura das famílias pelas vagas no turno manhã, as famílias levam de manhã se for integral, no horário entre 7h30 e meio dia não tem muita procura e acaba com turmas não sendo completas”, disse a secretária de Educação, Rejane Correa da Luz.
Isso gerou uma ociosidade nos Cmeis, o que motivou, segundo ela, a decisão de retomar todas as vagas em tempo integral. Nesta semana mais cinco Cmeis retornaram com as vagas o dia todo. São eles:
Cmei Professora Maria Aparecida Lippmann (São Cristóvão)
Cmei João Maria de Agostinho (Vila Bela)
Cmei Professora Laura Pacheco Bastos (Vila Carli)
Cmei Mãe Margarida (Bonsucesso)
Cmei Izabel de Oliveira Pacheco (Alto Cascavel)
Agora restam 8 que ainda devem ter a modalidade alterada.
“A procura pelo integral é mais de 90%, entendemos que abrindo esse atendimento em tempo integral vai ajudar muito na rotina da criança e da família”, avalia a secretária.
Vagas
Para conseguir vagas em Cmei é preciso fazer o cadastro no Sistema que pode ser acessado no site da prefeitura, na plataforma EducaMais.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!