A direção do Hospital Santa Tereza afirmou que a interdição ética expedida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) foi revertida e que a instituição atendeu os apontamentos feitos pelo órgão. Dentre as falhas apontadas estavam a falta de profissionais médicos.
“Realmente havia essa situação, mas foi sanada e foi suspensa a interdição, não temos mais nenhuma pendência com o CRM”, afirmou Creagair de Oliveira, diretora administrativa do hospital.
O CRM enviou nota para reportagem da Rádio Cultura e CulturaNews afirmando que o hospital ‘implementou adequações” e que o conselho vai manter observações frequentes. (veja íntegra abaixo).
Interdição
Em dezembro de 2023 o Conselho Regional de Medicina do Paraná lavrou auto de indicativo de interdição ética do Novo Hospital Santa Tereza e deu prazo para a instituição corrigir as várias irregularidades observadas em fiscalizações e que limitam as condições de assistência e elevam os riscos aos pacientes.
Uma das falhas apontadas pelo Conselho era a ausência há vários anos de comissões de ética Médica e de revisão de prontuários, jornadas extenuantes, ausência de nomeação de chefes de serviços, inexistência documental da nomeação do diretor do corpo clínico e lacunas no quadro de plantão e desfalques nos serviços de urgência e emergência e ainda no de UTI adulto, de pediatria, neonatologia e UTIs neonatal e pediátrica, ortopedia, obstetrícia e outros.
Pediatria
Nesta terça-feira (06/08) o Hospital inaugurou um ambulatório pediátrico que atenderá convênios e particulares. A nova estrutura contará com seis pediatras e atendimento 24 horas. Segundo a direção, os profissionais são da região e são mostra de que o hospital tomou medidas para atender os apontamentos do CRM.
Nota do CRM-PR
“O CRM-PR informa que continua acompanhando o caso do Novo Hospital Santa Tereza de Guarapuava. A instituição de saúde implementou adequações e o Conselho decidiu manter observação mais frequente, de forma a obter as melhorias necessárias ao pleno exercício da Medicina com qualidade no serviço.”
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!