Curso de enfermagem da Unicentro vai capacitar atenção primária de Guarapuava

Formação será realizada via Projeto Echo, uma plataforma Norte Americana usada em 40 países para disseminar informação sobre saúde.

Cuidados paliativos será o primeiro tema abordado na formação. Foto: arquivo Secom.

10/10/2024 às 10:15 - Atualizado em 10/10/2024 às 10:23

Compartilhe:

Uma parceria entre a Unicentro e a Universidade do Novo México vai possibilitar a formação de servidores da rede básica de saúde de Guarapuava. Por meio do Projeto Echo, uma plataforma Norte Americana que oferece gratuitamente formação para profissionais de saúde. Em Guarapuava, o foco do projeto será a formação de servidores da linha de frente na atenção básica de saúde (os que atendem nas UBS, por exemplo).

“O Projeto Echo nos fornece uma plataforma que nos permite certificar os profissionais, nos orientam como iniciar, manter e finalizar uma capacitação online”, explica o professor doutor Bruno Bordin Pelazza, do curso de enfermagem da Unicentro.

Ouça a reportagem:

“Ao invés de deslocar um profissional em uma sala, podemos trazer um professor de fora e por meio de uma plataforma remota conseguir um acesso muito mais ampliado de pessoas”, completa Bruno.

Hospitais, universidades e centros de pesquisas de 40 países integram o Projeto Echo. Cada um deles trata de temas específicos sobre a saúde. Integrando o projeto, é possível facilmente intercambiar o conhecimento gerado.

Cuidados paliativos

Em Guarapuava, a primeira linha de formação será realizada em duas unidades básicas de saúde tratando sobre cuidados paliativos, demanda crescente entre profissionais da atenção primária. Professores da Unicentro vão oferecer a formação via plataforma da Echo.

“Temos muitas informações da Política Nacional de Cuidados Paliativos que são cuidados básicos, que as vezes o profissional não está ligado nisso, e tem ainda a parte de medicação e outros cuidados”, ressalta Bruno.

Segundo o docente, novas demandas devem surgir e poderão ser atendidas pelos sete professores do curso de enfermagem que integram o projeto atualmente.

Não há custos extras para realizar o projeto, nem para prefeitura, nem para Unicentro.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!