O Grupo Energisa abre, nesta terça-feira (27/08), a chamada pública para seleção de projetos para o Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Neste ano, serão aportados cerca de R$ 30 milhões em iniciativas das nove distribuidoras do Grupo, incluindo o Paraná. Mas no estado, a medida vale apenas para Guarapuava, que é atendida pela Energisa.
Os recursos do PEE poderão ser direcionados para projetos rurais, de infraestrutura de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos públicos. Todos os clientes das áreas de concessão das distribuidoras do Grupo podem participar do edital, que ficará aberto até o dia 25 de outubro. As regras serão apresentadas em uma live na terça-feira (03/09), às 10h (horário de Brasília), pelo link.
Conforme a Energisa, o programa segue as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para se inscrever, confira o edital no site da empresa. Os resultados dos selecionados serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2025.
De acordo com o Senai Paraná, o Programa de Eficiência Energética – PEE é um programa do Governo regido por Leis Federias, que obriga todas as Concessionárias de Energia Elétrica a destinar 0,5% do seu faturamento anual para financiar projetos de eficiência energética. O objetivo é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.
Os objetivos são maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promover a transformação do mercado de eficiência energética, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.
As Chamadas Públicas acontecem uma vez por ano e após a publicação, os projetos devem ser enviados num prazo máximo de 60 Dias.
Da Redação, com informações da Energisa e do Senai-PR
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



