Cultura News

Equipes trabalham para finalizar primeira etapa da Revitalização da XV, mas continuidade da obra está indefinida

Prefeito Denilson Baitala (PL) afirmou que pretende ouvir a comunidade antes de tomar qualquer medida. 

Obras foram retomadas, mas somente para conclusão das quadras já iniciadas. Foto: Cléber Moletta

24/01/2025 às 07:00 - Atualizado em 24/01/2025 às 07:13

Compartilhe:

As obras de revitalização do Calçadão da XV de Novembro, no Centro de Guarapuava, foram retomadas no trecho inicial, duas quadras entre as ruas Professora Leonídia e Marechal Floriano. O trânsito segue liberado desde 10 de dezembro de 2024, mas as obras foram paralisadas durante as festas de Natal e Ano Novo. Agora, as equipes estão finalizando serviços como instalação elétrica e instalação de corrimãos. 

Contudo, ainda não está definido como a obra vai avançar nas próximas seis quadras onde a revitalização está prevista. Como é um projeto financiado, é pouco provável que a obra não avance para outras quadras. Mas existe pressão na gestão Baitala para que o projeto receba alterações. 

Segundo a Paranacidade, que financia a obra, até a última medição, realizada dia 24 de novembro de 2024, somente 12% da obra está executada. Os pagamentos ocorreram normalmente após a medição, conforme a assessoria do órgão. 

Sobre mudanças de projeto, o financiador afirmou em nota que “se verificado pelo município a necessidade de alteração do projeto, deverá ser encaminhada documentação para análise do Paranacidade e havendo legalidade emite parecer técnico e jurídico autorizando o aditivo (supressão ou acréscimo)”.

Comércio

Uma reunião sobre o tema foi realizada na sexta-feira (18/01), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig). Fechada para representantes de algumas entidades, o encontro serviu para que a gestão ouvisse opiniões técnicas sobre a obra. 

As principais demandas são do comércio. Lojistas da região central foram prejudicados pela demora na execução do serviço.

A assessoria da Prefeitura afirmou que ainda vai avaliar as medidas que tomará, mas afirmou que Baitala vai decidir somente após ouvir a população. 

Ciclovia virou estacionamento

O projeto da revitalização prevê uma redução significativa de vagas de estacionamento de carros na rua XV. No trecho ainda não concluído oficialmente, mas já liberado para o tráfego, a ciclovia está sendo utilizada para estacionamento. 

Além desta, outras mudanças na obra ocorreram. Por exemplo, o tipo de material das calçadas foi alterado para cimento alisado (inicialmente era previsto um bloco cerâmico).

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!