As exportações para os Estados Unidos representaram 43,1% de todo volume vendido por empresas guarapuavanas no primeiro semestre de 2025. Em valores, são $39,5 milhões de dólares. Os dados são do Ministério da Indústria e Comércio.
Na última semana, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma taxa extra para exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Essa taxa será paga pelo comprador americano, o que na prática pode desestimular o comércio com o Brasil e incentivar a busca por outros fornecedores.
Os principais produtos fabricados por empresas de Guarapuava e vendidos para os Estados Unidos nos seis primeiros meses de 2025 foram placas e molduras de madeira, usadas na construção civil daquele país.
Se a taxação de Trump se mantiver, o importador terá que pagar o valor do produto e um acréscimo de 50% no preço. Por exemplo, se a taxa estivesse vigente no primeiro semestre, as empresas desembolsariam 39,5 milhões de dólares pelos produtos acrescidos de 19,75 milhões referentes aos 50% de tarifa. O custo total dos mesmos produtos seria de 59,25 milhões de dólares.
O setor madeireiro é um dos principais geradores de emprego no setor industrial de Guarapuava e região. Em maio, último dado disponível, o segmento Fabricação de Produtos de Madeira empregava 2822 pessoas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!


