As indústrias de Guarapuava exportaram mais de U$ 66 milhões no primeiro semestre de 2024, alta de 14% com parando com o mesmo período do ano passado, segundo dados consolidados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Produtos de madeira representam 73% de tudo que foi vendido por empresas guarapuavanas para o exterior este ano. O principal destino são os Estados Unidos, seguido de Alemanha, Bélgica e México (veja no mapa).
As obras de carpintaria, embalagens e placas de madeira exportadas para os Estados Unidos somaram U$ 44 milhões no primeiro semestre, representando 66% das vendas de produtos de madeira. Outros 25 destinos receberam nos primeiros seis meses do ano produtos feitos em Guarapuava.
O segundo produto mais exportado é da indústria alimentícia, especificamente do complexo soja, incluindo farelo, óleo.
Balança comercial
O bom desempenho da indústria madeireira não foi suficiente para deixar a balança comercial do município no azul nos primeiros seis meses do anos. Os cnpjs exportadores de Guarapuava venderam U$ 90 milhões. Já as importações alcançaram U$ 108,9 milhões. O deficit foi de U$ 18 milhões.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!