Exposição que une rostos do Holocausto e da escravidão é aberta na Unicentro com palestra do Museu do Holocausto

Mostra traz trabalhos da artista Marina Amaral e ficará aberta ao público até 4 de julho no campus Santa Cruz.

Foto: William Batista/ CulturaNews

17/06/2025 às 15:15

Compartilhe:

A exposição “Faces de Auschwitz” foi aberta oficialmente nesta terça-feira (17) no auditório Francisco Contini, da Unicentro Santa Cruz. A programação começou com uma palestra do coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, que abordou a importância de preservar a memória e refletir sobre tragédias históricas como o Holocausto e a escravidão no Brasil.

A mostra reúne dois projetos da artista brasileira Marina Amaral, conhecida internacionalmente por colorizar fotografias antigas a partir de rigorosa pesquisa histórica. Um dos projetos, Faces of Auschwitz, apresenta imagens de prisioneiros do maior campo de concentração nazista, enquanto Slavery in Brazil traz retratos de pessoas escravizadas no Brasil no século XIX, a partir de fotografias de Alberto Henschel.

“Ao unir essas imagens em uma mesma exposição, nosso objetivo é provocar reflexões e incentivar ações concretas contra o racismo, o antissemitismo e todas as formas de ódio e preconceito”, destacou Carlos Reiss durante a palestra.

O evento faz parte do VII Colóquio Internacional “Museus, arquivos e suas interfaces” e conta com a parceria do Museu do Holocausto, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

A professora Maria Cleci Venturini, coordenadora do colóquio e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), explicou que o objetivo da iniciativa é aproximar a universidade da comunidade, especialmente das escolas: “A Unicentro é uma universidade pública de qualidade e está de portas abertas. A ideia é que crianças e adolescentes também possam vivenciar essa experiência e refletir sobre a importância da memória e dos direitos humanos.”

A exposição é gratuita e segue até o dia 4 de julho, no campus Santa Cruz da Unicentro. Toda a comunidade está convidada a visitar.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!