Uma nova licitação de transporte coletivo distrital em Guarapuava será realizada, mas somente na Palmeirinha e Entre Rios. Guairacá e Guará não foram incluídas na licitação e não tem previsão de ter uma linha de transporte coletivo que atenda as necessidades com preço justo, segundo a Prefeitura de Guarapuava.
A nova licitação ainda não foi lançada. Essa será a segunda tentativa de conceder o serviço para iniciativa privada. Na primeira, nenhuma empresa se interessou por assumir o serviço na Palmeirinha, Guará e Guairacá. Uma interessada em operar no Distrito de Entre Rios foi desclassificada.
“Nesse novo modelo é um lote somente, uma empresa para operar nos dois distritos, podendo formar um consórcio, isso diminui o número de veículos, pátios”, afirma o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos. Outra mudança é o tamanho mínimo do ônibus que passa a ser de 12 metros. Na anterior era 15. Segundo o secretário, as mudanças vão tornar mais atraente o serviço.
Não há prazo para que seja dada uma solução para o serviço de transporte nos distritos Guará e Guairacá. Também não há prazo para finalização da licitação para Palmeirinha-Entre Rios.
Serviços atuais
Os serviços existentes atualmente funcionam com contratos precários e muito antigos, que não passaram por licitação. Sequer existe fiscalização efetiva por parte da prefeitura. O Ministério Público do Estado do Paraná cobra da administração a regularização do serviço.
Em localidades como Guará e Monte Alvão, por exemplo, o encerramento de linhas intermunicipais que vinha de Inácio Martins e Prudentópolis, passavam e tinham pontos nas localidades, prejudicou ainda mais os moradores.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!