Guarapuava está entre as 50 cidades brasileiras com a maior taxa de estupros, conforme informação publicada no 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Segundo dados compilados pela entidade e divulgados nesta quinta-feira (24/07), em 2024 Guarapuava registrou 72,6 estupros por 100 mil habitantes. Essa incidência de casos coloca o município na 28ª posição no ranking nacional das 50 cidades com maior ocorrência do crime.
Esse é o segundo ano que o Fórum publica dados referentes a estupros e novamente Guarapuava figura entre as cidades mais violentas, ainda que a condição tenha melhorado de um ano para outro. Na publicação de 2024, com dados do ano anterior, o município estava em 8º lugar com taxa de 87,3/100 mil.
Nos dois anos, foram considerados somente municípios com mais de 100 mil habitantes e o dado utilizado é o boletim de ocorrência, documento preliminar que pode ou não levar ao aprofundamento de uma investigação que comprova a ocorrência, de fato, do crime.
Para compor o ranking, o Fórum considera ocorrências de estupros e estupros de vulnerável. Por isso, pode haver divergência entre os dados do Anuário e outras fontes, como as estatísticas da Polícia Civil.
Brasil
O Brasil registrou 87.545 vítimas de estupro e estupro de vulnerável em 2024, o que representa o maior número da série histórica iniciada em 2011 e equivale a uma pessoa estuprada a cada seis minutos. Os dados apontam um crescimento de 0,9% em relação a 2023.
Paraná
Em relação aos estados com mais cidades no ranking das maiores taxas de estupro e estupro de vulnerável, o Paraná lidera com 12 municípios. Uma piora considerável, dado que no ranking anterior o estado tinha nove municípios listados.
As cidades paranaenses de Francisco Beltrão, Toledo, Campo Mourão e Foz do Iguaçu não figuravam na lista dos 50 municípios com mais estupros e estupros de vulneráveis em 2023 e estão na lista de 2024.
Por sua vez, o município de Cascavel registrou melhora e não se encontra mais na lista em 2024. Apesar dos municípios de Guarapuava e Almirante Tamandaré constarem na lista em ambos os anos, caíram de posição: Guarapuava antes estava em 8º lugar, e na lista de 2024 está em 28º, e Almirante Tamandaré caiu da 9ª para a 32ª posição.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



