Guarapuava melhora desempenho no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), um reconhecido indicador elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município atingiu IFDM de 0.7786 (escala vai de 0 a 1, mais próximo de 1, melhor o desempenho), o melhor da série histórica, iniciado em 2008. No ranking estadual, está na 57ª posição, e 408º, no Brasil.
O dado foi divulgado nesta quinta-feira (08/05) e tem como ano-base 2023.
No índice divulgado no ano passado (ano-base 2022), Guarapuava estava na 67ª posição no Estado e obteve índice de 0.7506.
O índice também aponta o desempenho específico em três áreas: Emprego & Renda, Saúde e Educação.
Educação: 0.7415 (Desenvolvimento Moderado)
Saúde: 0.6404 (Desenvolvimento Moderado)
Emprego & Renda: 0.9538 (Desenvolvimento Alto)
Mesmo sendo top 10 de população e economia do Estado, Guarapuava não figura entre as cidades mais desenvolvidas. Curitiba, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão nas melhores posições do Estado, todos com alto desenvolvimento.
Metodologia
Atualizada em 2025, a metodologia retrata com mais precisão a realidade brasileira, contemplando problemas históricos e novos desafios emergentes. Foram revisados parâmetros, peso dos indicadores e metas.
A nova estrutura também inclui indicadores que extrapolam a gestão municipal, considerando que o desenvolvimento local depende da ação conjunta das três esferas de governo.
Os dados analisados seguem as premissas originais da metodologia: são obtidos exclusivamente de fontes oficiais, possuem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



