Guarapuava teve mais de 80 mm de chuva nesta 5ª e foi uma das cidades com maior volume no PR

Foi o quarto maior volume do Estado; novas pancadas e risco de temporais seguem previstos para o Paraná, segundo o Simepar.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarapuava

05/06/2025 às 19:00 - Atualizado em 05/06/2025 às 19:04

Compartilhe:

Guarapuava foi um dos municípios mais atingidos pelas chuvas intensas que caíram sobre o Paraná nesta quinta-feira (5). De acordo com dados do Simepar, foram registrados 80,2 milímetros de precipitação até as 17h30 — um dos maiores volumes do Estado no período de 24 horas. No distrito de Entre Rios, o acumulado chegou a 75,8 mm.

Com esse volume, Guarapuava aparece na quarta posição entre os municípios com mais chuva nesta quinta. O maior acumulado foi em São Miguel do Iguaçu, com 114,2 mm, seguido por Foz do Iguaçu (96,2 mm) e Cascavel (87 mm). Outros municípios que registraram altos volumes incluem Cruzeiro do Iguaçu (78,2 mm), Santa Maria do Oeste (77,8 mm), Campo Mourão (77,2 mm), Ubiratã (76,8 mm), Capanema (74,8 mm), Pato Branco (74,4 mm) e Toledo (71,2 mm).

Previsão para sexta-feira

Ao longo da sexta-feira, ainda são esperadas pancadas isoladas de chuva sobre o Paraná. No final do dia, um novo sistema alongado de baixa pressão (cavado) deverá se formar entre o Paraguai e o norte da Argentina, deslocando-se em direção ao estado. Novamente, as instabilidades deverão atingir o Paraná a partir da região Sudoeste, com potencial para ocasionar temporais.

Reflexos da chuva

Em Guarapuava, os reflexos da chuva intensa foram imediatos. A Defesa Civil municipal mobilizou equipes desde às 5h da manhã para atender ocorrências em bairros como Jardim das Américas, Morro Alto, Vila Bela, Vila Carli e na Colônia Vitória. Ao todo, cerca de 150 pessoas receberam atendimento emergencial, com distribuição de lonas, remoção de moradores em áreas de risco e orientações técnicas.

O balanço aponta que 50 residências foram diretamente atingidas pelas chuvas em Guarapuava — sendo 25 na Colônia Vitória (com duas interdições por risco estrutural) e outras 25 nos bairros urbanos, a maioria por alagamentos.

As equipes da Defesa Civil seguem de plantão 24 horas por dia. Em caso de emergência, o telefone para contato é (42) 99970-9482.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!