Entre janeiro e setembro de 2024 foram registrados 28 homicídios em Guarapuava, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na comparação com o mesmo período do ano passado houve aumento de 3,7%. Em 2023, nos mesmos noves meses foram 27 assassinatos, um a menos. Os dados mostram que nenhum feminicídio aconteceu em 2024 em Guarapuava.
O relatório da Sesp-Pr não apresenta informações sobre as motivações especificamente por municípios. Nem há dados sobre a elucidação dos crimes.
Março foi um mês atípico, com oito assassinatos. O segundo mês mais violento foi setembro, com seis mortes. Já em abril nenhum caso foi registrado.
Solução
Dois casos emblemáticos, com duplo homicídio, tiveram rápida resposta das polícias Civil e Militar. Em março, quando dois seguranças foram mortos a tiros por um cliente, a Polícia Militar prendeu o suspeito poucas horas depois.
Outro caso de duplo homicídio foi registrado na Palmeirinha, dia 15 de setembro. Duas pessoas foram mortas e outras duas se feriram após quatro bandidos entrarem em um bar e atirarem contra os clientes. No dia 1º de outubro a Polícia Civil já havia identificado e prendido ao menos dois suspeitos.
Informações
Qualquer informação que possa ajudar a esclarecer crimes pode ser repassada de forma anônima pelo 181, o Disque Denúncia. Via 197, de Polícia Civil, também é possível repassar informações de forma segura e anônima.
