Os alunos e professores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) terão acesso ao Hospital Regional de Guarapuava a partir do início do ano letivo 2025, dia 6 de março. Segundo o coordenador do curso, Abrão Melhem Júnior, novas negociações entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Saúde devem acabar com o impasse que dificultou o acesso dos alunos às atividades de ensino.
“Ficou bem encaminhado, está tudo de acordo e o número que nos foi proposto é adequado, para que todos os alunos que estão em época de estagiar estejam lá”, afirmou.
Melhem afirmou que há um entendimento por parte da secretaria de Estado da Saúde e da empresa contratada para gerir o Hospital que é preciso ter o professor acompanhando o aluno no hospital.
Essa era uma das dificuldades que não foi superada em 2024, quando um termo de cooperação chegou a ser assinado, mas não garantiu que atividades de ensino fossem plenamente realizadas no hospital.
Os alunos de último ano farão o internato no hospital, atividade que é essencialmente prática. Já os alunos de 3º e 4º anos também começam a atuar na instituição em atividades supervisionadas por médicos professores.
Fim das viagens
O objetivo, segundo Melhem, é centralizar todas as atividades no Regional de Guarapuava e evitar os deslocamentos para hospitais de Irati, Pitanga e Prudentópolis, onde as atividades foram realizadas até então.
Contudo, Melhem afirmou que será de forma gradativa e que algumas atividades práticas podem continuar nas instituições da região.
Saúde pública de Guarapuava
O coordenador do Curso de medicina da Unicentro afirmou que há um diálogo próximo com a administração da Prefeitura de Guarapuava para que os alunos façam mais atividades na rede de atenção básica do município.
Formatura
A Unicentro formou em 2024 a primeira turma da graduação em Medicina. Boa parte dos 38 novos médicos já ingressou em cursos para se tornarem especialistas.
O curso recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação com nota 4.7 (escala que vai de 0 a 5).
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



