A gestão Denilson Baitala (PL) trabalha na elaboração do edital de licitação para contratar uma nova empresa para fazer a coleta e transporte dos resíduos sólidos de Guarapuava, serviço que atualmente é feito pela Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava). No mesmo edital, será contratada uma empresa para coleta seletiva de resíduos recicláveis, serviço que não é realizado atualmente na cidade.
A informação foi confirmada pelo Secretário de Meio Ambiente Heraldo Correia de Lima. Questionado sobre a retirada da Surg, companhia controlado pelo prórpio município, ele afirmou que “tem que haver uma coisa mais eficiente, penso eu”.
“É uma evolução natural, eu acredito que deste formato nós vamos ter uma evolução daqui três anos, quatro anos, para que cada vez melhore mais”, completou.
Em relação ao preço, Heraldo disse que o novo modelo deve ser mais barato. Atualmente, o custo é de R$1,4 milhão por mês (somente coleta e transporte). Segundo o secretário, não está definido o formato da licitação nem o prazo para publicação do edital.
Sobre a coleta seletiva, o mesmo edital vai contratar a empresa que fará esse serviço. Após a contratação será realizada a roteirização e prestação de serviço de coleta na cidade.
Segundo ele, os caminhões furgão que faziam a coleta anteriormente não podem mais realizar esse serviço porque estariam fora da norma regulamentadora número 38, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Aterro
O custo do aterro sanitário contratado pela Prefeitura de Guarapuava para disposição final dos resíduos sólidos urbanos coletados na cidade custa mais caro que as principais cidades do Paraná. O contrato 235/2024, firmado com a empresa Eficiência Ambiental, é válido até agosto de 2026 e prevê remuneração de R$216,61 por tonelada de resíduo enterrado.
O secretário afirmou que é preciso avaliar o custo, mas que o contrato foi realizado anteriormente.
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews. Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Não perca nada do que está acontecendo!



