O número de homicídios reduziu nos primeiros quatro meses de 2024, em Guarapuava. De janeiro a abril foram 12 homicídios e uma morte por lesão corporal. No mesmo período do ano passado foram 14 mortes por homicídio e não há registro de mortes por lesão corporal. Não houve registro de feminicídios nos períodos.
Ainda que pequena, a redução reflete um trabalho mais intensivo de policiamento com objetivo justamente de reduzir a criminalidade violenta no município, segundo o comando do 16º Batalhão da Polícia Militar, Major Busnello.
“Tivemos uma redução de 12% se compararmos com o quadrimestre anterior [setembro a dezembro 2023], não tivemos homicídio em abril, percebemos que temos um controle maior”, afirmou.
“Esse controle se dá pela abordagem de suspeitos, pessoas que estão armadas e cometendo outros crimes, principalmente os ligados ao tráfico de drogas”, completou.
Segundo Busnello, a maioria dos crimes está ligada ao tráfico e brigas, inclusive familiares.
Ainda em 2023 a Polícia Civil iniciou operações intensivas para buscar a diminuição dos crimes. A instituição realizou ações de presença e proximidade com a comunidade em regiões mais violentas da cidade para coibir a ação de criminosos.
Reportagem: Tonico de Oliveira e Cléber Moletta.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!