O apoio de Samuel foi decisivo para vitória de Baitala?

Quatro candidatos concordaram: a declaração de apoio de Samuel foi decisiva na eleição para prefeito.

Samuel Ribas declarou apoio a Baitala no último dia de campanha.

07/10/2024 às 11:55

Compartilhe:

No sábado dia 5 de outubro de 2024 um fato histórico na política de Guarapuava e fora de qualquer previsão aconteceu. O ex-prefeito Vitor Hugo Ribeiro Burko esteve na casa do também ex-prefeito Luiz Fernando Ribas Carli para ambos selarem um acordo que pode ter sido definidor na eleição para prefeito.

Ambos são personagens que rivalizam há 30 anos na política local. Burko, como vereador, chegou a ser líder de Carli, então prefeito, na Câmara Municipal. Isso ocorreu no primeiro mandato de Carli, entre 1989-1992. Contudo, houve rompimento.

Em 1996 as duas figuras protagonizaram uma eleição disputadíssima em que Burko levou a melhor. Desde então, o diálogo entre ambos não ocorria. Foram pouco encontros em eventos públicos, mas os contatos não passaram de eventuais cumprimentos por cordialidade.

No sábado um novo capítulo da história política. Carli, ‘mentor’ político de Samuel, e Burko, de Baitala, se reuniram para selar a desistência da candidatura de Samuel e apoio ao Baitala. O argumento de ‘único da direita que pode vencer’ rendeu um vídeo que se espalhou como um rastilho de pólvora pelas redes sociais.

O resultado indica que mais do que uma transferência de votos direta de Samuel para Baitala, o ‘efeito moral’ atingiu fortemente a candidatura de Celso Góes. A declaração de apoio foi apontada pelos três candidatos como definidora.

“Quero agradecer o Samuel pela hombridade, foi peça fundamental nesta eleição”, disse Denilson Baitala já no início da sua primeira entrevista como prefeito eleito, reconhecendo o papel do apoio de última hora.

“O movimento que foi feito por eles foi fundamental para eleição do Denilson Baitala, tinha muitos eleitores indecisos, que não sabiam o que fazer, tínhamos a expectativa de que as pessoas iriam votar em quem estivesse mais próximo de vencer o PT e naquele momento esse movimento foi fundamental para que as pessoas decidissem”, afirmou Celso Góes logo após o resultado.

“Foi decisiva, claro”, disse Antenor. “A grande maioria migrou para o Baitala”, completou, se referindo aos votos que foram de Samuel para o prefeito eleito.

Já Samuel, que comemorou a votação e eleição de Baitala, confirmou que votou no concorrente por coerência após ter declarado apoio a ele.

Fique sempre por dentro das últimas notícias!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!

Clique aqui e faça parte do grupo!