Com a ajuda de um amigo músico, um pianista de Guarapuava está organizando um concerto de música clássica por uma causa especial. O objetivo é arrecadar R$ 40 mil reais para comprar um respirador para o pai dele, de 78 anos, que está internado há três meses na UTI do Hospital São Vicente em decorrência de um problema pulmonar.
O idoso só será liberado pelos médicos para voltar para a casa quando a família conseguir o aparelho. Eles já tentaram por meio do SUS, mas ainda não foi possível a liberação do aparelho.
“A equipe médica deu um laudo explicando o modelo de ventilador para ele. Eu e minha irmã, meus familiares, fomos na 5ª Regional de Saúde e protocolamos pelo ‘Melhor em Casa’ para que seja liberado esse respirador. Mas é uma burocracia porque parece que tem outros pacientes também aguardando a liberação desse equipamento”, explica João Marcos de Oliveira, que é professor de piano.
“A gente já foi no Fórum também explicando a situação. Procuramos ajuda de advogado perguntando sobre o melhor a ser feito. Eles aconselharam a compra do respirador. Mas é caro e no momento não temos condições de comprar o aparelho. Por isso a gente necessita que o Estado libere para que possamos trazer o pai para a casa”.
João Marcos conta que o quadro de saúde do pai é estável.
“Ele conversa, embora a voz dele não saia por conta da traquiostomia. Então a gente tem que fazer a leitura labial dele. Ele tem feito acompanhamento com fisioterapeuta. Caminha dentro da UTI. Sai quando o pessoal resolve tirar ele também para dar uma voltinha na Lagoa, mas isso tudo com o equipamento junto”.
Pedido de informações
Nós pedimos informações à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) sobre a quantidade de pacientes que estão na fila de espera para receber um respirador como o que seu João precisa. E também, entender como anda a fila, quanto tempo, em média, demora para o paciente receber o equipamento. Até o momento, não tivemos retorno.
Para a família do João Marcos não resta outra alternativa senão comprar o respirador para levar seu João para a casa o quanto antes.
União da família
No final do mês passado, eles fizeram a festa de aniversário do neto do seu João, que completou três anos, na Lagoa das Lágrimas para que o avô também pudesse participar da comemoração com os familiares.

Foto: William Batista/Arquivo Cultur News
Concerto
Passados quase trinta dias da comemoração, João Marcos teve a ideia de promover um concerto de música clássica para arrecadas dinheiro para a compra do respirador.
Em conversa com um amigo que é violinista e professor de música, João ganhou apoio para a execução do repertório, e terá a companhia de Luciano Klusczkowski, que também é colega de trabalho de João, para realizar o duo concerto. Os dois dão aulas de música em uma mesma escola da cidade e já se conhecem há sete anos.
“A nossa música não é por intermédio de palavras. Nossa música, considerada erudita, clássica, a qual queremos transmitir, é puramente sonora. Nesse sentido, quem está nos ouvindo sente, se emociona e entende”, afirma Luciano.
O concerto será realizado no dia 12 de dezembro às 19h30, no auditório da Faculdade Guairacá. O valor mínimo do ingresso é de R$ 80, isso porque quem quiser colaborar com quantias maiores irá beneficiar ainda mais a causa.

Foto: Divulgação
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Escola de musica Art’Music, localizada na Rua Capitão Frederico Virmond, 2135, no Centro.
O contato também pode ser feito por meio do WhatsApp pelos números: (42) 99932-2494 e (42) 99166-6332.
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!


