A Polícia Militar lançou na tarde desta segunda-feira (2), a Operação Natal em todo o Paraná, que tem como objetivo reforçar o policiamento nas áreas de comércio no período que antecede as comemorações de Natal. Devido à forte chuva, a cerimônia de lançamento da Operação em Guarapuava, foi reliazada somente na sede da ACIG.
De acordo com o comandante do 16º BPM, Major Jackson Busnello, haverá o reforço do policiamento nas ruas da cidade onde há maior concentração do comércio. Ele destacou que apesar do reforço, o policiamento rotineiro não será afetado. “Não mexemos com o policiamento que temos no município. Não só em Guarapuava, mas em todos os municípios da nossa área, principalmente, nas sedes das companhias que são as cidades com maior fluxo de pessoas (Pinhão, Prudentópolis e Pitanga, por exemplo)”, explicou.
A polícia não costuma divulgar o número de policiais que participam das operações de fim de ano, mas conforme apurou o repórter Tonico de Oliveira, o reforço citado pelo Major se dará com a participação nas ruas de policias que atuam no setor administrativo.
Saídas de bancos e lotéricas
Busnello comentou que haverá uma atenção especial nas saídas de bancos e lotéricas. “Temos uma preocupação, uma reclamação constante em relação a muitas pessoas, alguns pedintes que ficam desocupados em torno de agências bancárias e lotérias. Vamos abordar essas pessoas, identificá-las, ver qual é o propósito. Muitas dessas pessoas aproveitam desses momentos para cometer ilícitos. A abordagem do nosso efetivo é bastante importante para inibir crimes”, destaca.
Apoio da comunidade
“A gente dá uma ênfase com a comunidade, com o comércio para que haja uma troca de ideias e informações. A Polícia Militar não consegue permanecer em todos os lugares a todo momento, mas a população está em todos os lugares. Então, as informações que as pessoas nos passam ajudam a fazer um policiamento mais adequado dentro da realidade de cada local”, comentou.
Orientações aos consumidores
“Façam suas compras com tranquilidade. No entanto, não se descuidem. Sempre fiquem atentos às pessoas que de alguma forma tentam ludibriar. Não caiam no conto dos preços fáceis, dos preços baixos.”
“Se for pedir alguma ajuda peça ao funcionário [do comércio] ou uma pessoa conhecida. Mas deixe as pessoas estranhas de lado, justamente para não ser enganado. Se aproveitarem [criminosos] do momento em que as pessoas estão mais relaxadas, muitas vezes porque tem um dinheiro um pouco maior decorrente do décimo terceiro ou até mesmo o terço de férias”, orientou.
Como pedir ajuda
Além do telefone de emergência 190, a Polícia Militar também dispõe de um aplicativo (APP 190 PR) que também tem a mesma eficácia do 190 para se comunicar com o plantão da PM.
Com informações de Tonico de Oliveira
Fique sempre por dentro das últimas notícias!
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão as notícias, atualizações e destaques do CulturaNews.
Não perca nada do que está acontecendo!



